quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Reinicio das atividades acadêmicas do PPGD


Prezado aluno, prezado professor:


Após as férias de julho, que espero que tenham sido revigorantes, retomaremos nossas atividades acadêmicas no dia 10 de agosto. Algumas novidades foram implantadas neste semestre que se inicia.

Por solicitação dos professores, o Exame de Qualificação e os Seminários de doutorado tiveram sua dinâmica alterada. Dois motivos determinaram essa alteração. O primeiro deles é que estamos constatando uma perda de motivação de alguns alunos do doutorado em relação ao Programa. Acreditamos que isso pode estar ocorrendo por duas razões: em primeiro lugar, por disporem de um prazo maior, os alunos do doutorado acabam protelando as atividades que precisam desempenhar para obterem o grau de doutor; em segundo lugar, por já possuírem o grau de mestre, esses alunos acabam se envolvendo com outras atividades acadêmicas, o que é natural e, até, desejável, colocando em segundo plano as atividades do doutorado. O segundo dos motivos é que, do modo como vinha sendo aplicado, o Exame de Qualificação estava perdendo seu sentido: sua função não é nem cobrar detalhes, de modo a tornar impossível que alguém fosse nele aprovado, nem ser tão fácil que permitisse que qualquer um que não houvesse se preparado pudesse ser aprovado. Sua razão de ser é garantir que cada doutor formado pelo Programa detem os conteúdos mínimos de sua área de conhecimento, e em especial de sua linha de pesquisa.

Mas não é só nesse ponto que percebemos uma diminuição na motivação dos doutorandos: É preciso lembrar que a CAPES exige que pelo menos 30% dos alunos de mestrado publiquem algum texto a cada ano, e que pelo menos 50% dos alunos de doutorado publiquem algum texto a cada ano. Estamos atingindo o mínimo com relação aos alunos de mestrado, mas ainda falta atingirmos essa meta com relação aos alunos de doutorado (apenas 25% dos alunos do doutorado publicaram em 2008), se desejamos atingir o conceito 6 da CAPES na próxima avaliação trienal. É verdade que alguns alunos de mestrado e de doutorado podem ter deixado de informar suas publicações em seus Lattes. Mas é como diz o ditado: o que não está no Lattes, não está no mundo acadêmico. (Lembramos que todos os professores também possuem uma cota mínima de publicação por ano, equivalente a 10 pontos, nos termos da ficha de avaliação da CAPES para a área).

Ainda atendendo a pedidos dos professores, a PROINFRA manifestou a intenção de disponibilizar pelo menos 10 gabinetes para uso dos professores ao longo desse semestre. Acreditamos que isso irá melhorar muito nossas condições de trabalho.

Além disso, uma série de reivindicações dos alunos está sendo atendidas. Em primeiro lugar, iniciamos negociação com a Prefeitura do Campus e com a PROINFRA para alterarmos o sistema de rodízio do estacionamento, de modo a torná-lo mais adequado para os alunos da pós-graduação.

Em segundo lugar, a PROINFRA também se comprometeu a instalar, durante este segundo semestre, uma rede WI-FI no Programa, de modo que todos os alunos e professores pudessem utilizá-la. Também a televisão de LCD será instalada este semestre no Hall do Programa. Estamos convictos que essa televisão poderá ser utilizada como um poderoso recurso didático (e estimulamos alunos e professores a criarem grupos para acompanhar sessões de julgamento pela TV do Judiciário).

Em terceiro lugar, e acatando preocupação de alguns alunos no que concerne ao nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental, os bebedouros de água mineral estão sendo substituídos por bebedouros Europa, de água filtrada (é preciso lembrar que só os EUA gastam o equivalente a 17.000.000 barris de petróleo por ano apenas para fazer garrafas d'água, cuja produção, em todo o mundo, dobrou nos últimos 7 anos). Ainda preocupados com a questão da sustentabilidade, gostaríamos de sugerir que cada aluno e professor passasse a trazer garrafa de água ou copo não descartável para seu uso pessoal em nosso Programa (obviamente, os copos descartáveis continuarão a ser disponibilizados para aqueles que, por alguma razão, se virem impossibilitados de aderir a essa prática). Acreditamos que isso reduzirá drasticamente o uso de copos descartáveis no Programa.
Também gostaríamos de incentivar a prática de carona entre alunos e professores (a melhor solução para o problema do estacionamento e do trânsito em Belo Horizonte!). Para isso, iremos instalar um mapa da cidade na sala de alunos, de modo que todos aqueles que desejarem divulgar seu endereço residencial ou de trabalho possam fazê-lo.

Também para maior comodidade dos alunos, a quantidade de café que estará sendo disponibilizada nos três turnos será dobrada.

Uma alteração nas áreas de concentração será processada ainda este semestre: a área de Direito do Trabalho passará a ser uma linha de pesquisa do Direito Privado. Essa alteração não implicará qualquer cerceamento à autonomia didática da área, e o direito dos alunos já matriculados será resguardado. De outro lado, ela permitirá que passemos a ofertar o doutorado também em Direito do Trabalho, o que é estratégico para Minas Gerais.

Outra novidade importante é que começaremos a ofertar neste semestre um mestrado interinstitucional com a UNIMONTES, na área de Direito Público, para titulação de professores dessa universidade. Isso representa a consolidação do Programa no quesito Solidariedade e Responsabilidade social.

Finalmente, gostaríamos de informar que o Programa dispõe de uma verba de aproximadamente R$ 10.000,00, que pretendemos gastar verba adquirindo novos computadores, provavelmente laptops, para uso dos alunos e professores. No entanto, gostaríamos de receber outras sugestões para alocação desses recursos.

A todos um bom início de semestre.

Professor Marcelo Galuppo
Coordenador do PPGD

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