quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Primeiro Congresso Brasileiro de Retórica

Primeira Circular - convocatória

Ouro Preto - 27 a 30 de setembro de 2010

Em março último foi constituída a Associação Latino-americana de Retórica (ALR), durante as I Jornadas Latino-americanas de Pesquisa em Estudos Retóricos, na Universidade de Buenos Aires, Argentina. A ALR não congrega indivíduos, mas apenas sociedades, grupos de estudos ou outras associações na América Latina – algumas já existentes, outras que estão sendo constituídas.

No Brasil, o Grupo Promotor dos Estudos de Retórica promoverá a formação de uma Sociedade Brasileira de Retórica, cujo primeiro congresso (de fundação) acontecerá em Ouro Preto, promovido pela UFMG e pela UFOP, de 27 a 30 de setembro de 2010.

Por meio desta primeira circular, convidamos todos os interessados em estudos de retórica a enviar propostas de comunicações para este primeiro congresso, considerando os seguintes eixos temáticos:

I) A ARTE RETÓRICA: estudos sobre alguma arte retórica grega, latina ou de outras culturas antigas ou modernas;

II) A ARTE RETÓRICA E OUTRAS PRÁTICAS: trabalhos sobre as relações entre retórica e outras áreas, como a poesia, a filosofia, a história, a política, a pintura, a arquitetura, o cinema, o jornalismo etc.;

III) HISTORIOGRAFIA RETÓRICA: propostas sobre a história dos estudos de retórica desenvolvidos em algum contexto, por exemplo, em um país, em uma época, em uma etapa educacional, etc.

As propostas de comunicação, abertas a estudantes de graduação, de pós-graduação, docentes e pesquisadores autônomos, devem ser enviadas para o email cbretorica@gmail.com até o dia 10 de agosto de 2010, com as seguintes informações (não usar caixa alta), considerando o tempo de apresentação de 20 minutos:
Título da comunicação:
Eixo temático no qual deseja inscrever-se:
Nome do autor e instituição de trabalho e/ou pesquisa:
Endereço eletrônico:
Resumo, com extensão compreendida entre 800 e 1000 caracteres (com espaços), formato Times New Roman 12, espaço simples.

Para que a proposta seja avaliada, será necessário enviar o comprovante do pagamento de taxa de inscrição, no valor de 100 reais, os quais deverão ser depositados no Banco do Brasil, agência 3610-2, conta corrente 46463-5. A cópia do comprovante de depósito poderá ser enviada por email (anexo em pdf) ou por correio (carta registrada) para o seguinte endereço:

Prof. Jacyntho Lins Brandão
Faculdade de Letras da UFMG
Caixa Postal 905
30161-970 Belo Horizonte - Brasil

Nenhum comentário:

Seguidores

Pesquisar este blog